Na tarde desta quarta-feira, dia 04 de agosto de 2022, aconteceu de forma virtual a Sessão Extraordinária da Comissão de Assuntos Jurídicos e Políticos – CAJP da Organização dos Estados Americanos – OEA que tratou sobre lições aprendidas e boas práticas em relação ao direito à liberdade de consciência e religião ou crença: participação de atores religiosos, resiliência e recuperação pós-covid-19.
O Painel Governamental do evento contou com a participação e exposição da Dra. Natammy Bonissoni, que é Diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMFDH, membro do Conselho Deliberativo e Comitê Científico do IBDR. Em destaque, abordou acerca da Laicidade Colaborativa nos aspectos da relação das instituições religiosas e Estado.
Com autoridades de diversos estados americanos, foram destacadas a importância da liderança religiosa, das mais diversas religiões consoantes à contribuição no combate aos efeitos da pandemia de covid-19, sobretudo nos aspectos espirituais, de conforto, e prestação social, de maneira contributiva às ações dos Estados, que, em muitos casos, não conseguiam alcançar regiões e circunstâncias que as instituições religiosas alcançavam.
Representando a presidência do IBDR, Dr. Thiago Rafael Vieira, participou, também, na condição de convidado ouvinte da Sessão Extraordinária da CAJP sobre lições aprendidas e boas práticas em relação ao direito à liberdade de consciência e religião ou crença: participação de atores religiosos, resiliência e recuperação pós-covid-19, o Dr. Gabriel Almeida, membro do Grupo de Estudos Constitucionais e Legislativos – GECL na Temática de Direitos Humanos do IBDR.